quinta-feira, 5 de novembro de 2015

DeMolays estimulam a literatura de cordel entre alunos



Na última quinta-feira (28), os DeMolays do nosso Capítulo concluíram a etapa final do Projeto Cordel Escolar, que em sua primeira edição teve o objetivo de estimular à leitura e à produção literária de cordel, entre os estudantes do último ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros, contribuindo para o incentivo dessa importante manifestação da cultura popular.

O tema da primeira edição do projeto foi “A importância do solo para a humanidade”. O tema foi uma referência a Organização das Nações Unidas (ONU), que decretou 2015 como o Ano Internacional dos Solos. Assim, conseguimos promover o debate sobre esse importante tema social, que foi discutido entre os alunos e seus professores.

Na primeira etapa, os estudantes iriam debater sobre o tema do projeto com seus professores e em seguida, escreveriam cordéis que abordariam a temática trabalhada em sala de aula. Já na segunda etapa do projeto, os professores iriam selecionar os cordéis mais bem avaliados, para que fosse produzidos livros de cordéis, contendo os textos selecionados anteriormente. Na terceira e última etapa, os DeMolays ficaram encarregados de confeccionar e entregar os livros de cordéis em algumas escolas de Jucurutu, para que outros alunos pudessem ler os textos produzidos por estudantes da nossa cidade.

O Projeto Cordel Escolar foi além do campo da arte e da poesia popular, uma vez que buscou estimular os princípios da cidadania, de uma sociedade mais justa e comprometida com o presente e com o futuro das próximas gerações. Além disso, buscamos revelar histórias encantadoras de jovens poetas, onde demonstraram a desenvoltura artística envolta de uma das mais tradicionais manifestações da cultura nordestina.


Confira outras imagens aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário